Glossário – Nomes de peças da Batera


Vi um glossário muito louco em um site, sobre a nomeclatura das peças de uma bateria. Achei muito bacana e resolvi postar aqui no blog. Muitos termos são em inglês, devido à própria origem do instrumento. Se alguém conhecer nomenclatura adicionais, deixe um comentário.

Glossário: Peças da Bateria.

Automático : É o mecanismo que aciona a esteira. Ver Caixa. Bass Drum: Veja Bumbo.

Batedor: Peça do pedal do bumbo que toca a pele. A “cabeça” do batedor pode ser feita em diversos materiais (feltro, plástico, madeira), que resultam em diferentes sons ao tocar a pele. Bell: ver Cúpula.

Bumbo: O maior tambor do Kit. É tocado com o pé (ou pés) através do pedal. Seu diâmetro varia habitualmente entre 16” e 26” e a profundidade entre 14” e 22”.

Caixa: O principal tambor do kit, junto com o bumbo. Normalmente é um tambor raso, com profundidade entre 4” a 10”. Sua principal característica é a existência de uma esteira de aço sobre a pele de resposta, acionada por um mecanismo que permite a regulagem de tensão e controla o contato com a pele.

Chimbal: É o conjunto de dois pratos contrapostos, montados em uma estante que permite o acionamento com os pés. Geralmente são usados pratos de menores dimensões, entre 10” e 15”. Os pares de qualidade são formados de pratos de características diferentes, normalmente com o prato inferior mais pesado. É o prato mais versátil do kit, que permite ser tocado com os pés , com as mãos ou ambos.

China: Prato de efeito caracterizado pela borda “invertida” e cúpula achatada. O som lembra gongos orientais, daí o nome. Normalmente é montado invertido, com a cúpula para baixo. Os diâmetros mais utilizados vão de 16 a 20”.

Crash: Prato de ataque. Utilizado para executar acentos de alto volume. As dimensões mais utilizadas estão entre 16” e 20”.

Cúpula: Porção do prato próxima ao furo central Esteira: Ver Caixa Flat Ride: Ride sem cúpula. Apresenta som mais seco e de menor volume que o ride convencional.

Hats ou Hi-Hats : Ver chimbal.

Kick: Sinônimo de Bumbo.

Pedal: Mecanismo que converte o movimento do pé em um toque no bumbo com um batedor Ride: Prato de condução. Geralmente o prato de maior diâmetro do kit, utilizado para marcar a condução do tempo, do mesmo modo que o chimbal. As medidas variam entre 18” e 22”. A medida mais utilizada é de 20”.

Setup : A bateria em si. O conjunto dos tambores, pratos, ferragens e acessórios que compõem a bateria. Também conhecido como kit Snare: Veja Caixa Splash.

Splash: Prato rápido de ataque. Utilizado da mesma maneira que o Crash, com acentos de menor volume. Os diâmetros vão de 8” a 14”. Os mais utilizados tem 10”. Surdo: tambores de diãmetro entre 14” e 18”montados no chão ao lado do baterista. Complementam os tons com sons mais graves.

Tons ou ton-tons: Tambores de diâmetro entre 6” e 14” montados à frente do kit. Utilizados mais freqüentemente nas viradas. É isso por enquanto. em breve eu posto termos relacionados a levadas, e descrição dos sons dos tambores.

Fonte: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/6/84319/

bateria 2

About these ads

4 Respostas

  1. Faltou o que faz ela funcionar hein… baqueta rs =)

    Sempre quis saber o pq China… agora já sei. Eu ficava imaginando chapeu de chineizinho. Mas não, é o som dos gongons orientais

  2. Jackiiiiiii!!! estou contribuindo a visitinhaaa…
    to com saudade…
    apesar de não entender nada de instrumento…
    vou bombar de comentarios seu blog…rsrsrs!!!

    mil beijinhuxxxx

  3. gostaria de saber como se da o nome das emendas usadas nas baterias para acrescentar mais pratos……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: