Dicas- Sonorização em Igrejas



Olá,

Hoje nosso blog traz uma matéria muito interessante.
Você sabia que quase 64% dos musicos de todo o mundo, aprenderam ou começaram a tocar em Igrejas.
Nos Estados Unidos, o número sobe para 80% e no Brasil já chega à 65%. Sem dúvidas, grandes “celeiros” musicais.
Com a evolução das tecnologias sonoras, as Igrejas também vivem em um momento de modernização de seus equipamentos. Hoje é comum ver igrejas com sistemas de som profissionais e altos investimentos, porém o grande problema é (SABER REGULAR O SOM!)
Resolvemos postar aqui algumas dicas interessantes para som em Igrejas. Espero que gostem !!!

Dicas- Sonorização em Igrejas
• Clareza numa operação de mixagem
• Consciência dos Problemas que podem afetar o bom resultado sonoro.
Isto dá ao operador de som possibilidades de poder atacar os eventuais problemas que possam surgir.

Informação correta é a palavra chave
1) É importante compreender a capacidade e as possibilidades de cada item de equipamento afetar o bom resultado sonoro.
2) Aprenda tudo o que puder sobre sua aparelhagem.
3) Entenda para que serve cada “botãozinho”, leia, decore cada um dos manuais de instrução, pois afinal são eles ainda os melhores professores.
4) Trocar “receitas” com os colegas é uma excelente pratica, mas nada substitui a experiência unida ao conhecimento teórico.

Análise geral dos componentes de
um PA (public address = endereçado ao publico).
Todo PA é composto de equipamentos que acabam se encaixando numa das seguintes áreas:
* Captação
* Processamento
* Projeção Acústica

Embora possa parecer uma simplificação exagerada das técnicas e equipamentos envolvidas num PA, esta visão geral é muito importante, pois muitas vezes, temos visto igrejas que investem pesadamente numa área e por desconhecerem, ou desprezarem a importância das outra, continuam numa conjuntura eletroacústica que impossibilita um som de boa qualidade.
Isto resulta do fato de que existe uma interdependência entre cada uma dessas áreas de modo que poderíamos ilustrá-las como uma corrente de quatro elos em que, conforme o ditado, o elo mais fraco acaba limitando o desempenho da corrente.
Assim como é fácil de compreender a futilidade de se investir alto para adquirir uma corrente com elos de aço e esperar aproveitar a sua força ao amarrá-la a carga que se pretende puxar com uma delgada linha de costura, assim deve-se buscar distribuir os investimentos em som de modo a manter uma qualidade proporcional entre as quatro áreas acima.
Digamos que sua igreja tenha contratado profissionais que cuidaram da acústica do seu salão de culto e que ainda houve recursos suficientes para a aquisição de bons aparelhos e caixas de som, porém, na hora de comprar os microfones a verba se esgotou… Se alguma pessoa bem intencionada for até ao centro da cidade e adquirir de um camelô uma dúzia daqueles microfones destinados a gravações caseiras em aparelhos portáteis “porque estavam com um preço imperdível…” Na hora em que forem ligados a sua aparelhagem de qualidade profissional, o som que sairá pelas suas caixas será…
E do mesmo modo que não adianta se iludir achando que se irá “economizar” nos microfones, de nada adianta tentar poupar recursos em qualquer outra dessas áreas!

Considerações de como montar seu Equipamento:
• Você pode montar seu equipamento de “N” maneiras, mas, escolha sua montagem de maneira que fique mais pratico a maioria da equipe que estará operando esse som.
• Saiba quais são os atributos e limitações do seu equipamento, para obter o maior rendimento de seu som.
• Monte seu equipamento o mais próximo possível dos ouvintes para que você ouça exatamente o que essas pessoas estão ouvindo
• Deixe espaço suficiente para ventilação do seu equipamento, temperaturas mais altas tendem a diminuir a vida útil de aparelhos eletrônicos.
• Na medida do possível use uma rede elétrica exclusiva e principalmente com o devido aterramento.
• Você deve ter acesso rápido a todos os controles (botões) do seu equipamento, portanto monte de forma que fique tudo a mão.
• Use sempre conectores de boa qualidade (os de metal são mais resistentes).
• Tenha sempre a disposição cabos sobressalentes.

Dicas de operação
• Chegue cedo para poder testar todo o equipamento
• Cabos de microfone geralmente podem se romper. Durante os testes segure o microfone e faça movimentos circulares verificando a existência de ruídos.
• Procure seu diretor de musica antecipadamente para saber quem irá cantar, quantos microfones serão necessários, se será usado Play-Back, piano ou teclado.
• Evite companhia na sala de som para não haver distrações (90% dos problemas que acontecem é por falta de atenção do operador).
• Saia da sala de som e aproxime-se do publico ouvinte para ouvir o que eles estão ouvindo.
• Ouça a opinião dos presentes e tente deixar o som agradável a maioria deles (as divergências principais são nas musicas ), muitas vezes o som que o operador acha bom, não é o que a maioria da igreja acha (portanto seja diplomático e tente aceitar opiniões).
• Microfones que não estão sendo usados devem estar “MUTADOS”, caso seu mixer não tenha a tecla MUTE deixe estes microfones com metade do volume para que você os localize facilmente.

Bom, é isso ae !!!

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2 Respostas

  1. Muito bacana a matéria!

  2. caro luciano referente ao petição do som posso dar uma ajuda sim mais necessito que vc me ligue se for possivel 11 98695829 se nao for possivel invista primeiro em p.a e microfones para depois começar investir em instrumentos
    abraço muito obrigado por visitar nosso blog Deus te abençoe

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