Dicas para a Voz


imagesProfissionais e principalmente cantores de fim de semana devem sempre tomar cuidados especiais com a voz para preservá-la e não ter eventuais problemas. O ideal sempre é procurar e ter o acompanhamento de um profissional para orientá-lo e assim que sentir alguma alteração na voz correr para um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista de confiança. Mas vão aí algumas dicas que podem ajudá-lo desde já.

Não existe comprovação científica de que tomar chá, chupar pastilha, balas de hortelã, usar spray, fazer gargarejo de uísque com refrigerante ou mascar gengibre melhora a voz. O que ocorre na verdade é que esses recursos, na maioria das vezes, causam efeitos anestésicos criando falsas sensações de melhora que mascaram os sintomas de possíveis problemas na garganta, além de poderem ainda causar irritações que prejudicam ainda mais o estado da voz. Mel, leite e chocolate devem ser evitados antes do canto por causarem o espessamento das secreções. Aquela idéia de que limão, vinagre e sal são bons para a rouquidão também é balela, pois ressecam as mucosas das cordas vocais deixando-as vulneráveis a possíveis lesões. A ingestão de bebidas alcoólicas, bem como o seu uso para gargarejos também não é aconselhável antes ou durante o uso da voz. Sob o efeito do álcool, as pessoas ficam descontraídas e sentem a laringe levemente anestesiada. Quando isto acontece o esforço feito para cantar não é percebido, e o cantor pensa erroneamente que está cantando melhor e  abusa da voz, gerando sérias conseqüências que só são percebidas depois de passado o efeito do álcool, como ardor, queimação, sensação de “bolo” na garganta e voz rouca. Além de causar a perda da afinação e da percepção do volume de voz.

O indicado é fazer gargarejo com água morna pois o movimento que gera nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura. Evitar doses exageradas de café e chá preto também ajuda, pois estes podem causar refluxo gastroesofágico ou faríngolarínge, problemas que podem causar lesões na mucosa das pregas vocais e da laringe. Mas o principal é levar uma vida saudável, com a prática de esportes e com alimentação equilibrada evitando alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes que dificultam a digestão e a livre movimentação do diafragma.

Mas novamente digo que o principal é procurar um especialista que possa orientá-lo com exercícios de relaxamento, respiração e alimentação indicada. Lembre-se que a sua voz é o seu instrumento de trabalho, o seu maior bem, e por isso, deve ser preservada e cuidada sempre. Abraços e até a próxima.

4 Respostas

  1. Pô excelente dica.. Vou até me prevenir quando for fazer meu shows no banheiro rss

    O Rogério Flausino e o Zezé Di Camrgo quase tiveram que parar por isso

  2. Que maldade a sua… auhauhhuaua

  3. Muito bacana a matéria, conheco umas pessoas que cantam e irei indicar a elas para lerem sobre a matéria e se previnirem mais com a voz.

  4. Valeuu, Felipe!
    Obrigada pela visita pessoal!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: